terça-feira, 29 de junho de 2021

Raphael Mendes surge como a nova voz do metal brasileiro

Marcelo Moreira




Houve quem dissesse que o rapaz era apenas um fenômeno de internet e YouTube, dentre tantos que aparecem, fazem sucesso, são vistos por milhões e somem ou ficam na mesma depois de algum tempo.

Quem não se lembra da extraordinária Gabriela Guncikova, garota da República Tcheca que canta demais e que impressionou a todos? Um de seus vídeos, uma versão de "Lay It On the Line", do Triumph, teve a participação de Joel Hoekstra (guitarra, Whitesnake) e Rudy Sarzo (baixo, ex-Quiet Riot e Ozzy Osbourne).

O vocalista brasileiro Raphael Mendes mostrou muito talento ao se destacar em vídeos com performances de canções do Iron Maiden e seu timbre e jeitão muito semelhante ao de Bruce Dickinson. Seria apenas mais um fenômeno de YouTube, que canta nos estúdios de amigos ou no próprio quarto?

Seu projeto solo, o Icon of Sin, lançou o primeiro single, "Shadow Dancer", e joga por terra qualquer desconfiança de diletantismo ou hobby: Mendes canta muito mesmo e mostrou muitas qualidades no heavy metal com muita energia. 

Originalidade, por enquanto, não é a principal qualidade, ms isso não importa no momento. O cantor brasileiro mostrou força e talento para trilhar o próprio caminho e deixar de lado, por agora, as versões de grandes nomes do rock e do metal.

 O lançamento é da gravadora italiana Frontiers Music Srl, que trabalha com nomes como Mr. Big, Yes, Whitesnake e Sebastian Bach, entre outros. O time de músicos que o acompanha é estrelado, a
 começa pelos produtores: Sergio Mazul (Semblant) e Marcelo Gelbcke (Landfall), cujas bandas também são do cast da Frontiers.
  
 formação propriamente dita da banda traz Sol Perez e Mateus Cantaläno nas guitarras, Caio Vidal no baixo e CJ Dubiella na bateria. As gravações foram realizadas em Curitiba (PR).

Os mais atentos vão perceber que Mendes é um cantor internacional já há um bom tempo, muito respeitado no meio do heavy metal. Gravou, por exemplo, duas músicas no recém-lançado álbum do projeto Timo Tolkki's Avalon, "The Enigma's Birth".

Tolkki é simplesmente o fundador do Stratovarius, banda finlandesa excepcional e também atuou com Andre Matos (ex-Angra e Shaman no subestimado Symfonia). Esse álbum também tem a participação de ninguém menos do que James LaBrie, vocalista do Dream Theater.

Sua voz é tão concorrida que pode ser ouvida em dois trabalhos do guitarrista dinamarquês Marius Danielsen, que costuma ter em seus álbuns gente como Michael Kiske (Helloween), Mark Boals (entre outros, Yngwie Malmsteen) e o baterista Vinny Appice (ex-Black Sabbath).

"Icons of Sin", o álbum, mantém essa pegada Bruce Dickinson que o fez o famoso e quem, por enquanto, deve dar o tom de seus trabalhos. Sua performance é impressionante e o já o coloca no primeiro time de cantores de heavy metal tradicional e power metal do Brasil, ao lado de Thiago Bianchi (Noturnall), Edu Falaschi (ex-Angra e Almah), Fabio Caldeira (Maestrick), o finado Mario Linhares (Dark Avenger) e Bruno Sutter.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário