sábado, 15 de maio de 2021

Ed Motta revela uma pérola escondida do mestre Cassiano

Uma bela homenagem a Cassiano, nome gigante da soul music brasileira e da MPB que morreu recentemente:

Cassiano (FOTO: REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO)


Ed Motta - publicado originalmente em seu perfil no Facebook

Escrevi um pequeno texto recentemente sobre minha passagem por New York em 1994, para um disco não finalizado. O produtor executivo desse projeto me escutava dia e noite falando, pregando, militando que ele deveria levar o Cassiano para os EUA, gravar um disco com a destreza técnica que a música dele requeria e merecia.

O produtor executivo depois de escutar os discos do mestre, financiou uma fita demonstração (demo tape) gravada no estúdio do Guto Graça Mello, com um super trio, William Magalhães nos teclados, Ezio Filho no baixo e Claudio Infante na bateria. Para mim junto com Cuban Soul, essa fita é o melhor disco do Cassiano, tem desde as baladas perfeitas que ele fazia, até temas pop-funk com total destreza da linguagem.
 
Essa fita corre como um tesouro pelos músicos, eu tinha uma fita DAT desse registro que se perdeu no meu antigo estúdio na Tijuca. A cópia que existe é tirada de uma fita cassete, ainda assim merecia uma masterização para ser lançada para eternidade.

Como Cassiano é um intérprete fenomenal, o rei das firulas vocais (os melismas que o Cassiano chamava de Sílaba, gênio) ninguém deveria tocar nessas músicas, a forma que ele interpreta é definitiva, única. Tive a sorte de escutar novamente essa semana por intermédio do William Magalhães, a gravação de voz e violão da música Know How que me foi mostrada em 1993 para participar do disco Cedo Ou Tarde. O que o Cassiano imprime, seja sozinho com violão ou com uma banda, é território único, a versão do autor é sempre soberana.

Existe também um disco inédito na CBS com sonoridade semelhante ao clássico Cuban Soul, ou seja dois discos inéditos do Cassiano podem (deveriam) ser lançados, jóias escondidas.

Cassiano é muito mais do que rei do soul music nacional, é dos maiores artistas pop do mundo , considero a música do Cassiano tão brilhante quanto Stevie Wonder.

Uma das belas fontes de água cristalina e pura para toda existência desse planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário