quinta-feira, 27 de maio de 2021

Notas roqueiras: Goatface, Freakyshow, Dvrill...

 


- Dando sequência ao lançamento paulatino do disco Akhenaten Bazucas" (Selo Sesc), a banda instrumental Goatface! divulga mais uma faixa. Quem acessar as principais plataformas de streaming de música pode conferir o fim da jornada de reflexão sobre a necessidade humana de achar ordem no caos, ouvindo "Câmara 4: Amarna". No disco marcado pela presença da cultura do antigo Egito, com título - "Akhenaten Bazucas" - que remete a Aquenatón, Faraó do Egito que reinou entre 1352 a 1336 a.C, em "Amarna" é "é a hora que você sai de dentro da pirâmide e se depara com a cidade em festa. Anda feliz de respirar o ar puro e ver pessoas, mas também carregando tudo que viu, aprendeu e experienciou nesse outro mundo fechado e isolado", destaca o multi-instrumentista Guilherme Granado, fundador do ensemble. Com uma profusão de elementos rítmicos, melódicos e percussivos onde o improviso criativo dá a tônica do repertório, "Akhenaten Bazucas" é um álbum de batidas minimalistas, timbres drásticos e coloridos, e sons telúricos que criam uma sonoridade extática. A música é a condutora sinuosa de um passeio através das câmaras labirínticas de uma pirâmide egípcia. Ao todo, o álbum traz cinco faixas - três delas de longa duração - que se comportam de forma muito ambígua uma da outra. Para ouvir, clique aqui .

- O ano de 2020 marcou a estreia da Freakyshow, com o EP “The Prelude of the Nightmare”, e é justamente a respeito desse trabalho a novidade anunciada pela banda. O quinteto resolveu que em breve estará retirando o álbum das plataformas digitais de música, para dar-lhe uma nova produção, e assim melhorar sua qualidade sonora. Após isso, suas músicas serão liberadas de forma gradativa, em formato de single. “The Prelude of the Nightmare” é composto por 7 músicas em menos de 30 minutos, aborda em suas letras o terror dos dias atuais, falando de temas como o medo, a violência, a morte, dentre outros, fazendo uma série de reflexões sobre esses elementos que existem desde os primórdios.

- O Dvrill, projeto acústico de rock autoral capitaneado pelo músico Dênis Cardoso, vem se destacando pela criatividade e qualidade das canções já lançadas, que tem como elemento central o violão. Isso acaba gerando não só canções densas, mas também, ao contrário do que muitos poderiam pensar por se tratar de um projeto acústico, momentos de certo peso e agressividade, dentro das possibilidades que o formato permite. Um exemplo disso pode ser visto no single “The Lion's Rise”, disponível no YouTube da banda. Veja em https://youtu.be/EHwoDmJsFbY
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário