quinta-feira, 20 de maio de 2021

Malvada anuncia o seu ato 'político' e pesado

 Marcelo Moreira

Malvada (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Toda banda feminina acaba sendo um ato político dentro do rock. Mais do que constatação, é uma declaração forte de intenções da banda paulista Malvada, nome em ascensão do rock pesado em português no Brasil.

Na divulgação do lançamento do single "Cada Escolha, Uma Renúncia", no dia dia 31 de maio, as quatro meninas brincaram bastante, mas mostraram os dentes: os temas das músicas não são engajados ou com ativismo, mas embutem uma postura força e determinação. Empoderadas?

"A mensagem é clara e evidente, diz a vocalista Angel Sberse. "Não vamos falar de religião nem diretamente de política, mas nossos sentimentos, em muitos momentos, poderão soar como um empoderamento. Alguns poderão interpretar dessa forma, e tudo bem."

Com pouco mais de um ano de formação, o quarteto feminino Malvada fez a sua primeira entrevista coletiva, mas de forma virtual, via redes sociais. Falaram de tudo e levaram de boa as pancadas machistas e sexistas de alguns comentários, exagerando na empolgação do momento.

Mas não é para ficarem empolgadas? Elas acabaram as gravações do primeiro álbum no Studio Pub, em Santo André (ABC Paulista), e já se preparam para uma agenda que promete estar cheia para o segundo semestre.

Em um momento em que as bandas Crypta, Nervosa e The Damnnation ganham destaque por serem bandas de mulheres que fazem um som poderoso e extremo dentro do metal, faltava uma banda em que as meninas mergulhassem no som pesado em português ocupando um vazio dentro do rock nacional.

A concorrência é forte, mas o primeiro single, "Mais Um Gole", mostrou um arsenal recheado de ferramentas capazes de impressionar. 

O hard blues encharcado e álcool e feeling nos relembra bons momentos de Rita Lee e Pitty, com uma cozinha à la Golpe de Estado e um tema que, queiram elas ou não, levam a algum tipo de empoderação feminina. Parece que será difícil escapar dessa sina, mas deram a entender que isso não será um problema.

Para a nova música a ser lançada no final do mês, a promessa é de que haverá mais peso, o que deve surpreender aqueles que ainda não se acostumaram com a violência sonora das bandas femininas ou com vocais de mulheres. 

Em uma espécie de coincidência que reforça uma tendência, Allen Key, Freesome, Mercy Shot, The Damnnation e Ignispace lançaram músicas recentemente com boa qualidade e peso. 

O que une todas as bandas, além de fortes presenças femininas, é a capacidade de aproveitar muito bem a parada forçada por conta da pandemia de covid-19. 

As "malvadas" não veem a hora de subir aos palcos para jogar na cara dos incautos o seu som pesado e provocativo, com sua aura de "boteco" e um timbre de guitarra que soa cortante e diferente no estúdio. Elas garantem que isso não foi algo planejado.

"São muitas as nossas referências, e a 'Mais Um Gole' surgiu de um riff que me veio e de uma melodia vocal imediata da Angel", afirma a guitarrista Bruna Tsuruda. "Creio que a música ganhou contornos que ela mesma pedia, com aquele clima mais denso, mais pesado. Não será a tônica do álbum, que vai agregar mais elementos e influências. Gosto quando falam que somos versáteis."

"Cada Escolha, Uma Renúncia" chega às plataformas digitais no último dia de maio e deverá ser o principal aperitivo para o álbum previsto para o segundo semestre.



Um comentário:

  1. cara, quando falam em empoderamento, me remete as lutas que travamos todos os dias para que sejamos respeitadas , para que os sexíssimo e o machismo deixem de ser a palavra de ordem de homens que fazem não entendem as lutas das mulheres, tenho muito orgulhos das " MALVADAS", que em meio a uma crise sanitária mundial , elas chegam com um rock em português para quem curte um bom e velho rock brasileiro, muito me orgulha, ahahahah, seria bairrismo?, ahahaah, um som bom de ouvir, arranjo potente, Angel perfeita, cordas afinadas e a bateria mostrando para o que veio.
    Vida longa a " BANDA MALVADA" , mesmo em meio as adversidade da vida, torço por vocês meninas ," TODA MULHER PODE SER O QUE QUISER SER".
    Boa sorte, felicidade e a luta continua!!!

    Rosa Helena

    ResponderExcluir