sábado, 29 de maio de 2021

Roger Waters, Serj Tankian e Rage Against the Machine assinam carta em apoio aos palestinos

 Marcelo Moreira

'Resista aos Crimes de Guerra', uma das frases que sempre aparecem no telão dos shows de Roger Waters pelo mundo (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)




A insistência impertinente de Roger Waters deu resultado. Um grupo relevante de artistas importantes divulgou nesta semana uma carta em apoio aos palestinos vítimas de ataques de Israel em confrontos ocorridos entre abril e maio.

Entre eles estão Serj Tankian (vocalista do System of a Dawn, que nasceu no Líbano), integrantes do Rage Against the Machine e Patti Smith (clique aqui para ver a lista completa)Em uma primeira análise da lista, detectamos apenas um coletivo brasileiro assinando o manifesto - Pitcho From Z'Africa Brasil.

Os conflitos violentos desde ano, os piores desde a paz de 2014, irromperam em Gaza quando o governo israelense do direitista Benyamin Netanyahu decidiu levar adiante os planos de desapropriar imóveis em Jerusalém Oriental. Com isso, houve a tentativa expulsar seis famílias árabes de suas casas no bairro de Sheikh Jarrah. 

Além disso, os palestinos já protestavam contra as proibições de de celebrações palestinas no início do mês sagrado do Ramadã, uma provocação das mais sérias.

Foram mais de 20 dias de protestos violentos em Jerusalém e na Faixa de gaza, que provocaram a reação violenta e desproporcional (para variar) dos israelenses, que iniciaram bombardeios a Gaza e ataques a enclaves árabes na Cisjordânia. Mais de 300 pessoas pessoas morreram, - apenas 12 entre os israelenses.

“O silêncio não é uma opção quando o bombardeio brutal de Israel a uma Gaza sitiada tirou mais de  300 vidas nas últimas semanas. O silêncio não é uma opção quando os residentes de Sheik Jarrah, em Jerusalém, são continuamente forçados para fora de seus lares. O silêncio não é uma opção quando milhões de refugiados palestinos são negados seu direitos coletivos de retorno,” diz a carta.

Frequentemente massacrados por forças israelenses apoiadas pelas principais potência do mundo ocidental, os palestinos contam com um apoio veemente dos xiitas do Hezbollah e do Irã, mas sofrem resistências no resto do mundo árabe/islâmico.

A realidade do século XXI não comporta a erradicação do Estado de Israel. Sua existência, por mais que o passado de injustiças e violência contra os árabes seja uma mancha inesquecível, está consolidada e deve ser respeitada para que haja paz definitiva.

Paz, entretanto, é algo que a maioria dos israelenses não quer por motivos políticos - o mesmo pode se dizer a respeito da postura do Hamas, grupo político que domina Gaza. A guerra é um combustível político poderoso para a existência da extrema-direita israelita e para os terroristas palestinos.

Reconhecido o direito de Israel de existir, é inaceitável que continue massacrando os palestinos civis desarmados como justificativa de conter o terrorismo ligado ao Hamas. Destruir Gaza, aos olhos do mundo e sem se importar com os mortos civis, é odioso e criminoso, ainda mais quando se observa o que ocorreu com os judeus na II Guerra Mundial.

A desproporção das investidas israelenses é tão escandalosa que constrange até mesmo aliados históricos, cada vez mais incomodados em ter de defender o indefensável.

A iniciativa de artista s de todo o mundo, de certa forma liderados por Roger Waters, é um passo adiante para denunciar os crimes cometidos pelos militares israelenses, que tiveram a audácia de destruir um prédio ocupado por jornalistas de vários veículos de comunicação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário